• Fábio Rabello

Reinvente-se, inove!


A inovação, assunto que já estava presente na pauta das empresas, ganha ainda mais relevância com a chegada da Pandemia.

É fato que todas as pessoas tiveram suas rotinas impactadas com as orientações dos órgãos competentes para evitar a disseminação do Corona Vírus, com isso buscam novas formas de consumir produtos, conhecimento, diversão. O Mundo Parou? Certamente não, pessoas continuam seus rumos mesmo isoladas, dentro de suas casas.

Muitas empresas estão enfrentando desafios enormes e isso tende a aumentar nas próximas semanas, meses. Quanto tempo vai durar esse momento? Não sabemos. Mas uma coisa é certa, todos continuarão consumindo produtos, alimentos, conhecimento e diversão! No mesmo formato, volume de antes? Certamente no formato não, mas em relação ao volume, tudo depende do segmento de mercado e ajustes que teremos em estruturas de produtos, processos de vendas, preços, canais de distribuição.

Quando falamos de ajustes, falamos de inovação. A inovação nem sempre está ligada a algo disruptivo, que traga realmente uma solução inimaginável até então. Ela pode estar presente em processos novos que entreguem soluções de uma forma adequada ao momento, às novas necessidades do mercado.

E, considerando que tudo passe na próxima semana. Será que o mercado irá voltar exatamente como era há poucos dias? A resposta também é não! Isso porque as pessoas estão experimentando novos hábitos, novas rotinas e muitas dessas novas experiências são melhores do que as que tiveram antes.

Trabalhar, estudar de casa pode ser mais confortável e produtivo. Então, por que voltar ao modelo anterior? Consumir pela internet, whatsapp e tantos outros meios digitais é tão prático, quantas pessoas tiveram essa experiência na Pandemia e gostaram? Por que voltar depois desse momento para o comportamento anterior? Não faz sentido!

Ficar em casa fez muitas pessoas descobrirem coisas boas para fazer lá! O consumo de produtos voltados para a casa vai crescer, sem dúvidas! Olha mais uma oportunidade de mercado aparecendo aí. São muitas as oportunidades!

Então é hora de inovar, se reinventar e entregar soluções a esse novo modo de vida que está surgindo, um novo jeito de trabalhar, consumir, viver e se relacionar, muito melhor do que aquele que existiu até agora.

Para achar essas oportunidades é importante, porém, monitorar o mercado, entender esses novos desejos e necessidades dos consumidores, para à partir daí, desenvolver planos de mudanças, novos produtos, novos processos. Desenvolver uma nova estratégia tomando como base simplesmente o que achamos que está acontecendo é um grande risco – a realidade de cada um é diferente, a sua pode ser distante da realidade do seu cliente, cuidado!

Para encontrar as oportunidades mercadológicas e desenvolver novos produtos, processos, canais comerciais e de comunicação, conte com a Blue Note Marketing.

1 visualização
 

©2014 Blue Note Marketing

  • LinkedIn ícone social
  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social
  • Pinterest
  • Twitter ícone social
  • YouTube ícone social