top of page
  • Foto do escritorFábio Rabello

Collab, uma nova estratégia muito tradicional!

Apesar de estar em alta de um tempo para cá e usar uma “roupinha nova”, rs, a Collab é um formato adequado ao momento que vivemos de algo bastante tradicional na publicidade e no marketing, o bom e velho co-branding, uma parceria entre marcas que trabalham juntas para um público alvo em comum ou potencialmente complementar e que podem compartilhar forças, valores, imagem.


As ações podem envolver desde o desenvolvimento de produtos – é só lembrar, por exemplo, de sorvetes que têm sabores de chocolates consagrados – ou campanhas publicitárias que envolvem mais de uma marca.


A moderninha Collab tem sua maior expressão nas campanhas de comunicação, especialmente veiculadas em mídias sociais. Dessa vez, além de compartilhar conteúdo, as marcas também compartilham suas páginas e seguidores, com a publicação das mensagens de forma simultânea em suas plataformas.


O importante, desde sempre, é que esse movimento seja feito com muita estratégia.


Como já falamos aqui, essas ações compartilham forças, valores, imagem. Ao avaliarmos um parceiro para Collab, precisamos identificar como ele é percebido pelo nosso público alvo e como nossa empresa pode se beneficiar com a ação. Além de nosso público atual, qual a aderência, ao menos potencial, da nossa marca com o público do nosso parceiro? Claro que a contrapartida também deve existir.

Um exemplo clássico de troca de benefícios é a união de uma marca super estabelecida, tradicional, com uma nova marca que cresce rapidamente junto a um público mais jovem. A marca tradicional oferece uma longa história, segurança, estabilidade para a nova marca que, em contrapartida, traz inovação, energia, juventude. É comum que marcas tradicionais envelheçam; campanhas de comunicação em parcerias com marcas novas, além de outras ações complementares, trazem muita vitalidade.


Veja a linha Coca Cola da Chilli Beans. Além de uma oportunidade de negócio / licenciamento de marca, que traz bons faturamentos para as empresas, existe uma troca importante entre as imagens das marcas.


Ah, e pra finalizar, também existem oportunidades de compartilhar investimentos. Produção de peças de comunicação, mídias e gestão de conteúdo são exemplos de valores que podem ser divididos entre as marcas envolvidas.



E você, já está pensando na próxima Collab?

Escolher a marca certa é fundamental.

Se quiser ajuda nesse sentido, conte com a gente!

Mande uma mensagem em nosso whatsapp, 18 9 9777-1888, ou se preferir clique AQUI!



13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Âncora 2
bottom of page