• Fábio Rabello

Processos e Rotinas Comerciais

Empresas funcionam por processos e rotinas, conjunto de atividades que ocorrem com a finalidade de construir ou transformar algo dentro de um padrão de qualidade e com alta eficiência. Porém, na maioria dos casos, os processos são criados por seus dirigentes e não são registrados, compartilhados com a equipe. Logo tudo acontecerá bem enquanto essa pessoa estiver presente, mas tenderá a desaparecer quando as atividades não estiverem sob o seu comando.

Para uma empresa promover a autonomia de sua equipe, mantendo o padrão de qualidade e alta eficiência de forma perene, é fundamental que os principais processos sejam documentados e replicados para todas as pessoas e áreas que são direta ou indiretamente envolvidas.

Nas empresas também existem as atividades frequentes que ocorrem dentro de áreas ou funções específicas, essas são as chamadas rotinas. Elas fazem parte de um processo, algo maior. Também devem ser documentadas e disseminadas nas equipes envolvidas.

Para exemplificar, trouxemos 2 exemplos de processos e rotinas de nossas áreas de especialidade – Marketing e Vendas:

1º Processo: Ciclo do Pedido

A única razão de existência de qualquer empresa é atender aos desejos e necessidades de seus clientes e isso tem início com a entrada de um pedido de compra – seja de um consumidor em uma loja ou uma empresa em seu fornecedor.

Assim que o pedido entra o processo se inicia e todas as áreas envolvidas como vendas, financeiro, produção, logística, pós-vendas, etc. executarão atividades, as rotinas, que irão garantir a entrega do produto ou serviço conforme combinado com o cliente.

O processo se conclui com a entrega do bem físico ou serviço ao cliente. Para empresas mais maduras, ele ainda evolui para o Pós Vendas.


2º Processo: Desenvolvimento de Produtos

Nesse caso o processo se inicia com a identificação de uma necessidade existente no mercado não atendida ou com oportunidades de ser atendida de forma mais satisfatória. Após essa identificação o projeto deve ser estruturado e avaliado por um time multifuncional que trabalhará em sua viabilização mercadológica e de produção. As atividades desenvolvidas por todos os envolvidos já fazem parte das rotinas.


Como pudemos perceber, processos são complexos e devem ser seguidos à risca para que a empresa mantenha seu padrão, independente das pessoas envolvidas. Porém, isso não significa que são imutáveis, oportunidades de melhorias detectadas ao longo das execuções ou alterações no ambiente externo, como a chegada de novas tecnologias, devem provocar sua evolução.


Nós da Blue Note Marketing podemos contribuir na estruturação dos processos e rotinas comerciais de sua empresa. Temos uma experiência acumulada há mais de 20 anos, considerando empresas de todos os portes, de multinacionais e locais.

Vamos falar mais sobre isso, sem compromisso! Mande uma mensagem em nosso whatsapp, clique AQUI!



5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
 

©2014 Blue Note Marketing

  • LinkedIn ícone social
  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social
  • Pinterest
  • Twitter ícone social
  • YouTube ícone social