• Fábio Rabello

Pesquisa de Mercado

Nesse breve texto vamos falar sobre os tipos de pesquisas existentes, seus objetivos e como toda empresa pode utilizá-las. A pesquisa sempre está presente no dia a dia das grandes empresas do mercado, mas é importante saber que elas podem ser desenvolvidas por todo tipo de empresa, seja uma MEI ou Multinacional. Antes de iniciar uma pesquisa, é fundamental ter em mente as respostas que estamos procurando. Pode ser a percepção do cliente sobre determinado produto ou serviço que prestamos, sobre o nível de lembrança, percepções ou conhecimento sobre nossa marca ou empresa, necessidades e desejos dos clientes para o desenvolvimento de novos produtos no mercado. Com esse objetivo definido, é hora de escolher a melhor forma de pesquisar.


1 – Pesquisa de Observação

O simples fato de observar o comportamento do seu cliente no momento da compra ou utilização/consumo do seu produto já traz informações importantes. O hábito de visitar o ponto de vendas e conversar com os consumidores, vendedores das lojas ou promotores é incentivado nas multinacionais, assim como observar o uso dos produtos no dia a dia. Informações valiosas são extraídas de ações simples, o importante é coloca-las na cultura de sua empresa e que toda equipe valorize e leve a sério esse processo.


2 – Dados Secundários

Outra forma de conhecer seu mercado é buscar os chamados “Dados Secundários”, ou seja, resultados de pesquisas ou conteúdos diversos desenvolvidos por órgãos públicos, como o IBGE, entidades de classe, universidades que sejam pertinentes ao seu negócio. Muita informação pronta pode ser relevante para a sua empresa. Com a pandemia, por exemplo, temos muitas matérias falando sobre novos hábitos e impactos no dia a dia das pessoas, certamente existe algo que mudou a vida de muita gente, vai perdurar mesmo quando tudo passar e tem ligação com sua empresa.


3 – Pesquisa Qualitativa

Uma outra ferramenta interessante para você utilizar é o Google Forms, um formulário gratuito e simples de ser trabalhado que o Google disponibiliza. Com ela, é possível desenvolver as conhecidas “Pesquisas Quantitativas” que têm como característica uma grande amostra de respondentes e irá sinalizar uma tendência geral de comportamento. Para esse tipo de pesquisa, busque limitar o número de questões ao mínimo e garanta que cada uma terá objetivos claros.


4 – Pesquisa em Profundidade

Tendo a visão de tendências por meio de pesquisas quantitativas, pode ser interessante desenvolver a “Pesquisa Qualitativa” ou “Pesquisa em Profundidade”. Esse formato estuda uma amostra bem menor de consumidores, porém tem como objetivo se aprofundar no entendimento do público e esclarecer as causas que provocam eventuais comportamentos comuns no mercado. Esse tipo de pesquisa envolve boa habilidade do entrevistador, já que podemos induzir às pessoas responderem exatamente aquilo que gostaríamos de ouvir – nesse caso, o importante é extrair o real sentimento dos entrevistados.


Essas são as principais ferramentas que certamente irão contribuir para um claro entendimento do seu público alvo. Sim, ter o suporte de especialistas é sempre bom, mas toda empresa pode, dentro de suas condições, desenvolver suas pesquisas e conhecer mais sobre seus clientes.


Se precisar de ajuda, conte com a gente!

Vamos falar mais sobre Pesquisa de Mercado, sem compromisso? Mande uma mensagem em nosso whatsapp, 18 9 9777-1888, ou se preferir clique AQUI!



11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo