Há relativo pouco tempo tivemos a oportunidade de nos envolver no mundo das Startups, sim, aquelas empresas de profissionais normalmente diferentes que existem, algumas valem milhões, outras são Unicórnios e, assim como eles, eventualmente é difícil de encontra-las fisicamente.
Mas afinal, o que é uma Startup?
Uma startup é um grupo de pessoas à procura de um modelo de negócios repetível e escalável, trabalhando em condições de extrema incerteza.
Toda Startup, sem dúvidas, está imersa em um ambiente inovador. Essa inovação envolve muitas coisas além da solução proposta como, por exemplo, a forma em que irá gerar valor, ganhar dinheiro. Pense como comprar músicas, filmes e conteúdo geral de mídia mudou totalmente nos últimos anos; não é exagero dizer que as startups, que ganharam o mundo na década de 90, foram as principais responsáveis.
Além da inovação, toda Startup deve ter condições de escalar, ganhar muito volume com a entrega da mesma qualidade e sem impactar de forma relevante os custos. É fácil entender essa equação quando pensamos nos aplicativos, certo? Por isso as startups estão em sua maioria atreladas a aplicativos e outras plataformas digitais, porém empresas de qualquer segmento de mercado que tenham as características apresentadas acima, Inovação e Escalabilidade, também fazem parte desse grupo de negócios.
Para criar uma startup é fundamental ter uma boa ideia em mente e muita disposição física. Envolver pessoas com perfis diferentes, mas objetivos em comum.
Alguns eventos como o Startup Weekend ajudam muito nesse sentido – as próximas datas aqui no Brasil estão no link abaixo:
Dinheiro? Talvez, mas nem sempre. Ideias de custo quase “0” já se transformaram em Unicórnios. Outras conseguem apoio de investidores anjo. Entenda um pouco mais sobre eles em:
Suporte em todas as áreas? Também é possível encontrar, já ouviu falar das incubadoras, como a INTEPP?
Após esse breve conteúdo, parece fazer sentido que todos precisam ter a sua Startup?
É sempre bom lembrar que toda essa inovação em soluções e formas de se fazer negócios não invalidam o que existe sobre planejamento e gestão. A velocidade de sua aplicação, sim, deve ser muito maior, e algumas “verdades” devem ser fortemente questionadas, mas os conceitos são tão valiosos como sempre foram - em especial o entendimento dos consumidores, suas necessidades e desejos que evoluem todo minuto, cada vez mais rápido (e esse é um grande desafio).
É hora de sair da zona de conforto e achar o tal Unicórnio.
Ah, Unicórnio é a Startup avaliada acima de U$ 1bi.
Comments