top of page
  • Foto do escritorFábio Rabello

Nichos de Mercado



Concorrer com gigantes do mercado que possuem produção em massa e consequentemente baixos custos pode não ser uma boa estratégia para pequenas e médias empresas. Por outro lado, atuar no mercado de nicho também é um desafio para os grandes, afinal seus processos inviabilizam atender segmentos menores com necessidades específicas.

Vemos uma corrida das empresas para produzir mais e com baixo custo. Esta estratégia é vencedora, sem dúvidas, especialmente quando falamos do mercado de massa.

Enquanto as grandes empresas ganham com altos volumes, as menores podem apostar em nichos que conceitualmente devem entregar margens unitárias maiores e, por esse motivo, mesmo com volumes reduzidos, os resultados financeiros podem ser muito interessantes.

Com o acesso a grande quantidade de informação e ao mesmo tempo de forma específica, situação que as mídias sociais alavancaram, a demanda por produtos diferenciados e exclusivos ganha espaço, assim como as oportunidades de negócio com estas características.

Mas lembre-se - É importante realmente desenvolver projetos dedicados para o nicho e não apenas maquiar produtos pré-existentes.

As “gigantes do mercado” não conseguem atender o nicho e suas demandas exclusivas, sua estrutura de produção e administrativa estão organizadas para atuar no mercado de altos volumes e custos/margens unitárias reduzidos. No máximo conseguem desenvolver algumas soluções que passam ao consumidor uma sensação de produto dedicado, mas que não convencem quando o assunto é especialização.

Por outro lado as pequenas e médias empresas possuem maior capacidade de adaptação às características dos nichos, pequenos segmentos de mercado com necessidades exclusivas e que pagam mais por isso. Processos produtivos

flexíveis, capacidade de personalização, expedição e entrega fracionada são características necessárias para quem quer atuar nesse tipo negócio.

Para participar desse mercado, no entanto, é fundamental a empresa estar disposta a ouvir cuidadosamente seus consumidores para captar suas necessidades e desejos, desenvolver produtos 100% dedicados (como falamos anteriormente) e ter a expectativa de atender os nichos - e não massifica-los. Todo projeto deve ser estruturado e apresentar viabilidade financeira com a característica e potencialidade do segmento.

Canais de distribuição e comunicação também devem ser tratados de forma diferenciada, consumidores de nicho não esperam encontrar seus produtos nos canais de massa ou mesmo receberem uma comunicação de forma comum. Isso tiraria sua característica de exclusividade.

Se atender algum nicho faz parte dos seus planos, entre em contato com a Blue Note para conhecer as soluções em Marketing que poderão contribuir já na estruturação do seu negócio.

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Âncora 2
bottom of page