top of page
  • Foto do escritorFábio Rabello

Experiência de Compra




Há muito tempo ouvimos falar da experiência de compra e sua importância no processo de vendas e na construção da imagem de uma marca. Quando analisamos a evolução das grandes redes ao longo dos últimos anos a mudança é perceptível, suas lojas estão muito mais bonitas, modernas e com diversas ferramentas que ativam a sensibilidade dos clientes. Mas como o pequeno e médio varejista tem acompanhado todas essas mudanças?

Assim como tantos outros conceitos modernos de marketing é natural imaginarmos que a experiência de compra está restrita às grandes empresas, porém esse pensamento é um engano, o pequeno e médio varejista não só tem potencial para promover um processo de compra especial para os consumidores como, devido à sua capacidade de “personalização”, fazer com que esse processo seja único, exclusivo para cada cliente.

O momento de compra não precisa ser só um momento de troca, pode envolver uma relação entre pessoas, acontecer em um ambiente propício, confortável, aconchegante, que convide o consumidor a passar um tempo cheio de prazer e realização. Isso faz com que esse consumidor se inspire a comprar mais e com mais frequência naquela loja.

Seus sentidos devem ser ativados. Não somente o visual, mas o tato com a utilização no ponto de vendas de materiais que transmitam os valores de sua marca, o aroma que deve ser desenvolvido exclusivamente para a empresa, o paladar com a degustação de algo que remeta à sua proposta de negócio. Quanto mais ativamos diferentes sentidos, mais nos fixamos na mente do consumidor de forma clara e permanente.

O atendimento da equipe também deve se adequar ao perfil dos consumidores, assim como a marca se apresenta para eles. Empresas voltadas ao esporte devem ter vendedores com esse perfil, que falem a linguagem do esporte e se apresentem dessa forma, outras voltadas ao segmento financeiro uma equipe totalmente diferente, mais racional.

Sempre que o cliente tem a oportunidade de degustar o produto ou serviço no momento da compra, em um espaço adequado, os resultados também são positivos. É importante considerar uma estrutura dedicada para isso.

Conte com a Blue Note Marketing na estruturação de sua loja, do espaço físico às ferramentas operacionais, para promover uma grande experiência no processo de compra de seus clientes.

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Âncora 2
bottom of page