©2014 Blue Note Marketing

  • LinkedIn ícone social
  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social
  • Pinterest
  • Twitter ícone social
  • YouTube ícone social
  • Fábio Rabello

Experiência de Compra




Há muito tempo ouvimos falar da experiência de compra e sua importância no processo de vendas e na construção da imagem de uma marca. Quando analisamos a evolução das grandes redes ao longo dos últimos anos a mudança é perceptível, suas lojas estão muito mais bonitas, modernas e com diversas ferramentas que ativam a sensibilidade dos clientes. Mas como o pequeno e médio varejista tem acompanhado todas essas mudanças?

Assim como tantos outros conceitos modernos de marketing é natural imaginarmos que a experiência de compra está restrita às grandes empresas, porém esse pensamento é um engano, o pequeno e médio varejista não só tem potencial para promover um processo de compra especial para os consumidores como, devido à sua capacidade de “personalização”, fazer com que esse processo seja único, exclusivo para cada cliente.

O momento de compra não precisa ser só um momento de troca, pode envolver uma relação entre pessoas, acontecer em um ambiente propício, confortável, aconchegante, que convide o consumidor a passar um tempo cheio de prazer e realização. Isso faz com que esse consumidor se inspire a comprar mais e com mais frequência naquela loja.

Seus sentidos devem ser ativados. Não somente o visual, mas o tato com a utilização no ponto de vendas de materiais que transmitam os valores de sua marca, o aroma que deve ser desenvolvido exclusivamente para a empresa, o paladar com a degustação de algo que remeta à sua proposta de negócio. Quanto mais ativamos diferentes sentidos, mais nos fixamos na mente do consumidor de forma clara e permanente.

O atendimento da equipe também deve se adequar ao perfil dos consumidores, assim como a marca se apresenta para eles. Empresas voltadas ao esporte devem ter vendedores com esse perfil, que falem a linguagem do esporte e se apresentem dessa forma, outras voltadas ao segmento financeiro uma equipe totalmente diferente, mais racional.

Sempre que o cliente tem a oportunidade de degustar o produto ou serviço no momento da compra, em um espaço adequado, os resultados também são positivos. É importante considerar uma estrutura dedicada para isso.

Conte com a Blue Note Marketing na estruturação de sua loja, do espaço físico às ferramentas operacionais, para promover uma grande experiência no processo de compra de seus clientes.

8 visualizações