top of page
  • Foto do escritorFábio Rabello

Calendário Promocional



Conhecer as datas do ano relevantes para o seu negócio é fundamental. Uma boa prática é criar um calendário promocional que irá orientá-lo no desenvolvimento de ferramentas que irão suportar suas atividades promocionais e até de relacionamento com seus clientes e parceiros.

Os temas desenvolvidos com a orientação das datas selecionadas dão um tom especial às campanhas de comunicação, geram proximidade e criam expectativas nos consumidores especialmente em relação às promoções, por exemplo. Tudo isso resulta no fortalecimento da imagem da marca, alavanca as vendas e o faturamento. Se sua empresa atuar no varejo, o potencial de crescimento é ainda maior e as ações promocionais devem ser trabalhadas ao longo de todo o ano.

Lembre-se – é fundamental ter um bom planejamento e gestão das atividades de marketing! Somente assim as ações irão acontecer no momento certo e com a qualidade necessária.

Além das datas tradicionais como Natal, Dia das Mães, outras que chegaram há relativo pouco tempo e já mudaram o cenário. A mais forte, inquestionavelmente, é a Black Friday. Apesar das diversas questões e descontos gerados junto aos consumidores no início, podemos dizer que hoje é um dos grandes momentos do mercado nacional, especialmente para o comércio eletrônico.

Outro tradicional intervalo no comércio que ganhou expressão foi o mês de Janeiro. Consumidores já absorveram que esta é uma boa época para comprar devido às promoções pós-Natal e quem ganha com isso é o varejista.

Datas específicas para determinados nichos de mercado também devem ser consideradas para alavancar os resultados em períodos de pouca demanda. Um exemplo clássico vem do ramo hoteleiro, as altas temporadas são garantidas pelos turistas, mas nos outros períodos a demanda é ativada com ações para um público diferente que busca produtos como convenções, reuniões comerciais de empresas ou treinamentos.

É importante estabelecer o calendário promocional para cada nicho do mercado com objetivo de absorver todas as oportunidades no período de vendas aquecida e ativar outros de menor demanda.

Tão importante quanto desenvolver esse calendário é administrá-lo com antecedência para que todas as ferramentas estejam disponíveis no tempo correto. Produtos específicos para o período devem estar disponíveis, assim como materiais de comunicação para o ponto de vendas, mídias sociais, releases para imprensa, ações de CRM.

Por fim é sempre bom lembrar que o consumidor não quer simplesmente comprar, quer viver a experiência ao longo do processo de compra. Um ponto de vendas tematizado, com produtos especialmente desenvolvido para a data gera a sensação para o consumidor “se não comprar agora posso ficar sem”.

Boas vendas!

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Âncora 2
bottom of page