top of page
  • Foto do escritorFábio Rabello

Branding



Ainda são desconhecidas por grande parte das empresas as oportunidades e amplitude do Branding. Muito além do logotipo e seu design fantástico (apesar deste ser sim fundamental e a principal estrela do trabalho) o projeto deve ter como meta traduzir aos e/ou orientar os diversos públicos que a empresa se relaciona sobre seu posicionamento, valores e objetivos.

Em outras palavras o Branding, ou gestão da marca, é responsável por criar a imagem da empresa junto aos clientes, parceiros comerciais, colaboradores e comunidade.

Isto vale tanto para as grandes corporações como para empresas menores - e funciona mesmo! Pequenos negócios que cuidam de todos os detalhes na sua apresentação se destacam perante ao consumidor.

O papel da marca na tradução da imagem da empresa extrapola o design de seu logotipo. A marca é refletida e sua imagem construída na forma que as pessoas do SAC atendem ao telefone, no ambiente e cultura de se escritório, no uniforme de sua equipe de produção, na aparência de sua frota.

A experiência que a marca proporciona ao consumidor também é fundamental. Por esse motivo vemos cada vez mais investimentos na ambientação do ponto de vendas e envolvimento ou patrocínios de eventos que transmitem seus valores - a Red Bull talvez seja o exemplo mais forte nesta estratégia de branding.

Empresas modernas inovam cada vez mais quando tratam de suas marcas. Em um passado bem próximo o logotipo deveria ficar isolado, inatingível, como se não fizesse parte de um contexto maior. O que vemos hoje? As marcas mais valiosas do mundo se colocam dentro do cotidiano, ganham a simpatia e se aproximam dos consumidores.

IMPORTANTE: O guide line das marcas é a principal ferramenta para orientar toda a empresa na construção de sua imagem. Deve conter textos inspiradores, que transmitam a essência de sua empresa, definir o tom da comunicação a ser utilizado pelos diferentes meios em seu negócio, imagens de referência para peças publicitárias, paletas de cores para orientar a criação.

A importância do Branding é inquestionável e com tantos paradigmas quebrados nos dias atuais devemos revisitar antigas verdades e desafiá-las, somente assim conseguimos chegar no futuro, onde nossos consumidores já estão.

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Âncora 2
bottom of page