top of page
  • Foto do escritorFábio Rabello

Experiência de Marca


A importância de promover experiência já é reconhecida pelas empresas e profissionais de marketing há bastante tempo. Mais do que desenvolver produtos, comunicar e vendê-los, é fundamental conectar-se emocionalmente com os consumidores.

Os millennials (pessoas nascidas entre 1980 e 2000) potencializaram ainda mais esse conceito de relacionamento entre marcas, empresas e consumidores. Em uma pesquisa desenvolvida pela Boston Consulting Group em 2013, o valor gasto nos Estados Unidos por esse segmento do mercado foi 3 vezes maior em experiências quando comparado a compra de produtos de luxo.

O conceito “viver algo” se sobrepõe cada vez mais ao “possuir algo” – em consequência disso que a economia do compartilhamento tem crescido fortemente nos últimos anos. Uber, Aluguel de Bicicletas em pontos distribuídos pelos grandes centros urbanos ou Aluguel de Roupas pela internet são exemplos bastante populares.

Outros exemplos, menos populares, mas também com grande relevância no mercado, também mudaram a cultura de consumo. Morar em algum lugar, mesmo que por alguns dias, e viver um momento realmente local, única, é a proposta do Airbnb que ganha cada vez mais espaço no mercado.

A experiência dos consumidores com as marcas é construída a cada ponto de contato e não somente nos “grandes momentos”. Entre eles destacamos a comunicação (especialmente nos meios digitais onde temos uma “via de mão dupla”), Call Center ou Chat, Eventos (lançamentos de produtos, feiras do setor) e Ponto de vendas, pois promovem um contato direto entre as partes.

E não é necessário investir muito para desenvolver experiências ao mercado, empresas de todos os tamanhos podem fazer isso. Um bom atendimento no balcão da padaria, uma carta de agradecimento e orientações após a realização de um serviço, acompanhada de um chocolate, por exemplo, também promovem momentos marcantes.

Para estruturar essas ações é importante, inicialmente, entender qual o posicionamento de sua empresa/marca no mercado e desdobrar isso em atividades que sejam complementares e construam uma mensagem clara aos clientes.

Entre em contato com a Blue Note Marketing e conheça as ferramentas que disponibilizamos para ajudar na construção da estratégia e implementação de soluções com o objetivo de desenvolver experiências diferenciadas aos seus clientes.

Faça uma consulta para sua empresa, sem compromisso, ligue 18 3928-0878

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Âncora 2
bottom of page