©2014 Blue Note Marketing

  • LinkedIn ícone social
  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social
  • Pinterest
  • Twitter ícone social
  • YouTube ícone social
  • Fábio Rabello

Posicione-se e conquiste relevância no mercado


Encontrar o nicho de mercado que será atendido por sua empresa e posicionar-se de forma relevante, importante aos consumidores desse segmento, é fundamental para ganhar visibilidade em um cenário caótico e superlotado de concorrentes diretos ou indiretos.

Para entender do que falamos é só imaginar um supermercado. Dezenas de milhares de produtos disputam a atenção e o dinheiro, que é limitado e está cada dia mais limitado, de todo consumidor que entra na loja.

Esses consumidores, por sua vez, também encontram dificuldades na hora de decidir qual produto levar – claro, estamos falando de produtos que ainda não fidelizaram os consumidores, afinal quando fidelizados eles compram mecanicamente e, em estado “normal”, não consideram outras marcas.

Para conquistar atenção os produtos precisam ser diretos na comunicação de suas funcionalidades e dos motivos que os levam a atender melhor necessidades e desejos. Obviamente não estamos falando só de comunicação, efetivamente todo produto ou serviço deve entregar o que promete, mas muitos produtos fantásticos acabam fracassados pelo simples motivo de não se revelarem claramente ao mercado.

Uma velha conhecida de grandes empresas é a USP – sigla de Unique Selling Proposition, ou seja, proposta única de vendas. É fundamental encontrar uma proposta de grande relevância para seu cliente e comunica-la em todo ponto de contato de como mídia tradicional, internet, embalagem, material de ponto de vendas, etc. As funcionalidades de seu produto devem sustentar a USP e nos materiais de comunicação, promoção, serem trabalhadas de forma clara e direta. Alguns sites e catálogos de produtos trabalham prioritariamente as 3 principais funcionalidades e, quando coerente, exploram as outras em segundo plano.

Preço e valor percebido também tem influência total no posicionamento do produto. Valor percebido é aquele que o consumidor entende que o produto deve ter ao avalia-lo, está ligado diretamente aos benefícios, imagem, etc. Não tem nada a ver com seu custo de produção, por esse motivo o conceito moderno de marketing não acredita que multiplicar o custo por determinado índice de mark-up seja adequado para definir o preço de vendas de um item. O importante é considerar o valor que o consumidor percebe sobre o produto, dessa forma o preço final vai apenas definir se na sua percepção ele está caro, barato ou justo.

O nome e marca são outros pontos que devem ser desenvolvidos estrategicamente. É fundamental que também contribuam para criar sua imagem, seu posicionamento no mercado. Traços da marca, cores, ícones, tudo influencia.

Encontrar e entender um nicho de mercado que possa trazer oportunidades de negócios para uma empresa não é tarefa simples, assim como posicionar produtos e serviços de forma estratégica. Para isso conte com a Blue Note Marketing e a grande experiência de sua equipe em desenvolver, lançar e posicionar produtos em diferentes mercados para empresas de diversos tamanhos. Fale com a gente, teremos um grande prazer em atendê-lo.

4 visualizações