top of page
  • Foto do escritorFábio Rabello

Como se planejar em um cenário de incertezas?

Vivemos um momento de muitas incertezas, consequência da mudança de governo com propostas tão diferentes e sociedade (pessoas e empresas) fortemente polarizada. Como se não bastasse, os desgastes pós pandemia também são grandes e ajudam na instabilidade, “Os nervos estão à flor da pele” - como se diz popularmente - e qualquer palavra mal colocada pode reverberar por todas as mídias, gerando consequências importantes.


Mas o fato é: As empresas não podem esperar para ver o que vai acontecer, estão em pleno voo, precisam se planejar, definir metas, investimentos e principalmente trazer resultados. Então, como tudo isso é possível em um cenário de incertezas?


É importante lembrar que vivemos em um país instável e complexo desde sempre. Como nosso cliente citou recentemente em uma reunião de trabalho, “se tem uma coisa que o empresário brasileiro está preparado, é para superar crises” completando sua fala com uma mensagem que nos traz otimismo e uma boa dose de energia positiva “precisamos nos preparar para o sucesso também” (Eduardo Souza - CEO Multimídia Educacional LINK). Por isso seguimos em frente e vamos superar esse que é mais um grande desafio na jornada de que escolheu empreender.


Mas claro, ser assertivo, prever riscos e corrigir a rota rapidamente em caso de mudanças é sempre fundamental, afinal uma ação errada pode comprometer severamente a saúde da empresa. Para isso, trouxemos alguns passos que vivenciamos em grandes corporações nos momentos de instabilidade:


1 – Avalie o mercado. Comece levantando informações dos ambientes da famosa sigla PESTAL – Política, Economia, Sociedade, Tecnologia, Meio Ambiente e Leis.


2 – Identifique as oportunidades e ameaças. Aposte em cenários com visões mais e menos otimistas. Construir a matriz SWOT pode ajudar nesse momento.


3 - Defina movimentos estratégicos. Com base nos cenários, defina metas, investimentos, lançamentos de produtos, etc. Um bom plano de negócios, plano de marketing é fundamental.


4 - Acompanhe em tempo real o ambiente externo. Fique atento em especial aos fatores que podem impactar o seu negócio e seus resultados – taxa do dólar, inflação, auxílios emergenciais, valor do petróleo, etc.


5 – Ajuste seu plano, sempre que necessário. Reveja metas e movimentos estratégicos rapidamente caso alguma variação importante aconteça.


Mudanças trazem desafios para alguns setores e oportunidades para outros. Entrar em novos grupos estratégicos pode ser uma alternativa. Desenvolver novas marcas, produtos com diferentes especificações e posicionamento de preço adequado ao novo mercado de atuação, ações promocionais pontuais abrem portas e podem surpreender positivamente.


Vale a pena investir tempo e energia para estudar o mercado e planejar.

Se precisar de ajuda, conte com a nossa consultoria!

Mande uma mensagem em nosso whatsapp, 18 9 9777-1888, ou se preferir clique AQUI!



9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Âncora 2
bottom of page