Promoção omnichannel na era digital

 

Assim como as vendas, as promoções devem ser adequadas ao novo comportamento do consumidor, alterado completamente nos últimos anos em consequência do avanço tecnológico, influenciado especialmente pelas mídias sociais e aplicativos mobile. Em seu aspecto mais evidente, ações OMNICHANEL passam a ser fundamentais também para as promoções, potencializando a experiência desse consumidor com a marca/empresa, independente do ponto de contato escolhido por ele.

A tecnologia já há algum tempo viabiliza ações promocionais OMNI, porém ainda são poucas as empresas que implementam essa estratégia.

Mais do que oferecer aos consumidores a possibilidade de conquistar uma vantagem, um prêmio, a promoção pode (e deve) promover também uma experiência – e, nesse caso, depende diretamente da criatividade das pessoas envolvidas no planejamento comercial das empresas. Toda atividade irá agregar algo à imagem da marca, ou seja, processos tecnológicos, ou divertidos, ou criativos irão transmitir esses valores também à empresa e seus produtos.

É importante, porém, considerar que essas ações devem integrar as diversas possibilidades e não impor que consumidores tenham que passar por determinado passo como, por exemplo, utilizar os meios digitais obrigatoriamente para participar de uma eventual campanha. Existem segmentos de mercado mais resistentes às mudanças, pessoas de mais idade, por exemplo, normalmente preferem seguir processos já conhecidos e o fato de exigir uma eventual passagem por qualquer ferramenta digital pode provocar experiências desagradáveis, inconvenientes.

Além de promover vendas, as ações promocionais trazem informações que devem ser trabalhadas pelas empresas. Seja pelo mix de produtos vendidos, dados dos consumidores que aderiram à campanha, pontos de contato utilizados que se destacaram em relação a outros, todas as informações geradas, além do comportamento dos consumidores, devem ser avaliadas e transformadas em conhecimento para orientar os próximos passos da empresa.

Para desenvolver promoções com estratégia, fale com a Blue Note Marketing.

Voltar